scroll
Av. António Marques - Caldas de Felgueira, Canas de Senhorim | +351 232 941 740
Reserve Online!

Termas da Felgueira


Termas da Felgueira


Sobre as Termas
Sobre a Água
Tratamento Termal
Recomendações
Spa Termal
Notícias e FAQ's








Notícias e FAQ's


FAQ'S


Volte connosco em segurança


É seguro fazer tratamento termal nas Caldas da Felgueira?

Claro que sim! A sua segurança e a dos nossos colaboradores é a nossa prioridade. Por esta razão trabalhámos para criar as condições para que todos estejam seguros.

 

Distanciamento social e limitação de pessoas nos espaços do balneário:

O acesso ao balneário só é permitido aos termalistas, excepto quando têm problemas de mobilidade, ou são crianças e necessitam de um acompanhante. Até instruções contrárias foram suspensas as visitas.

Foi criado um espaço fora do balneário para avaliação diária dos sintomas tais como a temperatura, presença de tosse e dificuldade respiratória. Um termalista que registe temperatura igual ou superior a 37.8º será encaminhado para  Mangualde para a área dedicada à covid 19 (ADC) para realizar o respetivo teste.

Um termalista só pode entrar no balneário se tiver consulta ou tratamentos marcados. Só poderá permanecer dentro do espaço no máximo 15 minutos antes da hora marcada. Antes da consulta presencial terá sempre uma consulta telefónica com o nosso médico.

Foi estabelecido um circuito de entrada no balneário e um circuito de saída, com portas exclusivas para cada. Os circuitos de circulação estão marcados no chão.

Os vestiários, as salas de espera,a piscina, o ginásio e os elevadores têm limite de pessoas fixado à entrada.

Todas estas medidas visam diminuir a permanência no balneário, reduzir o numero de pessoas nos espaços, evitando o contacto e o cruzamento das mesmas.

 

Uso de equipamento de proteção individual (EPI)

É obrigatório  o uso de máscara cirurgica certificada dentro do balneário (uma máscara nova em cada dia), exceto quando estiver a fazer tratamentos das vias respiratórias, tratamentos em que esteja isolado ou em que o técnico autorize a remoção da mesma.

Todos os colaboradores estão devidamente equipados com máscara cirurgica e consoante a função que desempenham também poderão utilizar viseira, luvas, óculos, máscara FFP2, avental ou bata plástica. A farda e os sapatos são usados exclusivamente  dentro do balneário, sendo a farda lavada após cada utilização.

 

Como é assegurado a Higienização e limpeza?

Os procedimentos de higienização e limpeza que já existiam no balneário, foram reforçados em todas as secções e nas áreas comuns.

Lembramos que as Caldas da Felgueira têm há muitos anos um laboratório próprio onde semanalmente se fazem análises das colheitas feitas em todas as superficies e utensilios do estabelecimento termal, para um maior control e rigor da sua higienização.

Ao contrário de outras estâncias termais, o material usado nos tratamentos respiratórios pertence ao balneário e é higienizado por nós numa sala própria de esterilização. Todos os dias o termalista utiliza uma máscara diferente e esterilizada, em vez de a comprar e usar sempre a mesma durante todo o tratamento, comportando riscos elevados de contaminação.

Para maior segurança as cabines de duche dos vestiários estão encerradas e os secadores de cabelo desativados. Os cacifos serão desinfetados entre cada utilização.

Ao entrar no balneário encontra um tapete próprio para desinfetar o seu calçado, terá um dispensador de solução alcoólica de pedal, onde deverá desinfetar as mãos. Ao longo do balneário terá vários dispensadores de solução alcoólica, bem como cartazes a lembrar que deve lavar as mãos frequentemente, bem como com as regras do que fazer quando tossir, espirrar e depois de se assoar.

As Termas da felgueira têm um sistema de extração e ventilação de ar, nos espaços que não têm arejamento natural, que torna seguro o ar que respira.

 

Posso usar uma máscara qualquer dentro do balneário?

Dentro do balneário apenas poderá usar máscaras cirúrgicas certificadas. A utilização de máscara não certificadas não garante a sua eficácia.  É também obrigatório o uso de uma máscara diferente para cada dia de tratamentos ( 7dias – 7 máscaras). Para segurança de todos é obrigatório que o cliente adquira as máscaras do estabelecimento termal. Cada máscara custa 50 cêntimos.

 

Posso ir às Termas para fazer tratamento sem marcar consulta?

A marcação de consulta antecipada é obrigatória e deverá fazê-la com pelo menos 4 dias de antecedência. O cumprimento destas normas permite a realização de uma consulta telefónica com um dos nossos médicos, 72 horas antes de se deslocar às nossas instalações. É neste momento tão importante que o nosso médico irá realizar o inquérito epidemiológico e fará a avaliação da sua situação clínica. Este passo permitirá a diminuçãor do tempo da consulta presencial agendada. É muito importante que no dia da consulta telefónica registe a sua temperatura e tenha consigo a lista de medicamentos que está a tomar. O médico ira fazer-lhe estas perguntas.

 

E as técnicas termais? Estão todas disponíveis?

Por indicações da DGS, as aplicações médicas (Drenagem de Proetz, Duche Faríngeo Filiforme e Insuflação Tubo-timpaníca), a pulverização faríngea e a nebulização colectiva não poderão ser realizadas. O nosso corpo clínico apresentar-lhe-á alternativas seguras e eficazes para o tratamento das patologias que eram habitualmente tratadas com aquelas crenoterapias, esperando poder voltar a disponibiliza-las a curto prazo.

 

Tenho febre, posso fazer tratamento termal?

Não. Mesmo antes da pandemia, a ocorrência de febre levava à interrupção do tratamento termal. Neste momento, e tendo em conta que é um dos principais sintomas associados à COVID-19, com a ocorrência de febre (37,8°C) deverá manter-se em sua casa e contactar a Linha SNS 24, ou no quarto da unidade hoteleira em que está alojado, informando a recepção da unidade que ativará o plano de contingência. Sendo a temperatura medida diariamente à entrada do Balneário caso se verifique um valor igual ou superior a 37,8°C o cliente será encaminhado para a Área destinada à Covid-19 (ADC) de Mangualde para realizar o respetivo teste.

 

Tenho problemas de mobilidade e necessito de um acompanhante para me ajudar durante o tratamento. É possível uma pessoa acompanhar-me?

Só é permitida a presença de pessoas que não estejam a fazer tratamento dentro do balneário em caso de necessidade de acompanhamento do cliente que realiza os tratamentos. Tal pode verificar-se se o Termalista tiver alterações à sua condição de saúde que não lhe permita deslocar-se ou realizar os tratamentos de uma forma independente (situações de limitação de mobilidade e limitação cognitiva), ou se o termalista fôr uma criança e terá que ter um acompanhante.

 

E a piscina, é segura? Existem algumas regras especiais?

Desde sempre que a qualidade da água e do ar da nossa piscina termal é a nossa principal preocupação!

  • Os procedimentos de controlo da qualidade da água (controlo de pH e cloro) foram reforçados na sua frequência sendo realizados três vezes por dia;
  • A limpeza e desinfecção do cais é realizados com uma frequência de duas vezes por manhã;
  • Os materiais e equipamentos utilizados e os cabides da piscina são deseinfectados entre cada sessão.
  • O sistema de extração e ventilação da piscina permitem uma constante renovação do ar.

Nas aulas de grupo reduzimos o número de pessoas para assegurar o distanciamento recomendado, sendo obrigatório a utilização de óculos ou máscaras de mergulho. Nas aulas individuais a utilização de máscara é obrigatória devendo a mesma ser complementada com o uso de viseira ou óculos de natação.

Ao entrar no espaço, a desinfecção das mãos é obrigatória existindo um dispensador na entrada.

 

Existe algum serviço de bar para que possa tomar um café ou comer?

As nossas máquinas Nespresso localizadas no hall principal bem como na balneoterapia estão fora de serviço.

A nossa máquina de vending encontra-se disponivel, pois todos os produtos que contem são repostos com todos os cuidados de desinfeção. Tem sandwiches frescas e saudáveis, empadas caseiras, barras de cereais, yogurtes, fruta, àgua e sumos. Para tirar café, capucino ou chá, a máquina dá na altura o copo e o pau para mexer. Ao lado da máquina terá disponivel solução alcoólica e toalhetes, para que possa desinfetar os botões sempre que desejar. A nossa equipa de limpeza fará tambem a desinfeção com uma frequência de pelo menos hora a hora.

 

E os serviços de Fisioterapia? É seguro realizar?

Os serviços de fisioterapia estão em pleno funcionamento e são essenciais para potenciar os efeitos do tratamento termal.

Tendo em conta que o acompanhamento é sempre individualizado asseguramos o cumprimento de todas as medidas de segurança para o cliente e colaborador. A utilização de máscara é obrigatória e foi implementada a rotação de salas permitindo o arejamento necessário entre cada utilização. As marcações são realizadas com maior intervalo, garantindo io tempo necessa´rio à higienização do espaço, materias e equipamentos. O colaborador utilizará o equipamento de protecção adequado às terapias realizadas sendo as técnicas de reabilitação respiratória as que implicam maior protecção.

 

Quero frequentar o ginásio. Como é feito o controlo do número de pessoas?

Para frequentar o ginásio terá de agendar a sua sessão antecipadamente. Os procedimentos de higienização das mãos à entrado do espaço é obrigatório tal como o uso de máscara até inciar a sua sessão de treino.

Como já acontecia antes da pandemia, nenhum cliente poderá frequentar o ginásio das Termas da Felgueira sem o acompanhamento dos nossos técnicos, o que garante o cumprimento das normas de conduta preconizadas pela DGS (distância física recomendada de 3 metros, redução da ocupação máxima por hora, alteração da disposição dos equipamentos, inativação de equipamentos, desinfecção entre clientes de cada equipamento). Os colaboradores utilizarão máscara e manterão sempre o distânciamento físico, não sendo permitido o toque (excepto em situações de emergência). Assim, o técnico irá propor dicas e correcções para facilitar a correcta execução do exercício através da demonstração do movimento a realizar.


Veja neste vídeo os Highlights das nossas Termas


Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok