scroll
Av. António Marques - Caldas de Felgueira, Canas de Senhorim | +351 232 941 740

Informações e Recomendações


Precário | Época Termal / Horários | Recomendações

Recomendações


Guia do Aquísta


Antes de vir

Embora não seja obrigatório, é conveniente dar conhecimento ao seu médico de família ou ao seu médico especialista. A avaliação médica é fundamental para o sucesso do tratamento e quanto mais informação for disponibilizada ao nosso médico hidrologista, mais adequado será a sua prescrição e os respectivos resultados. Traga os exames mais recentes e aqueles que são relevantes para o seu historial clínico.

Se pretende usufruir da Comparticipação do Serviço Nacional de Saúde a duração mínima do tratamento é de 12 dias. Será o seu Médico de Família que lhe passará uma prescrição de Tratamento Termal com identificação da respectiva patologia. Se o reembolso for proveniente de um dos sub-sistemas de Saúde (ADSE, ADM, SAMS, SSCGD, CTT, EDP ou outros) terá de ter uma declaração médica comprovativa dessa necessidade que deverá anexar à factura emitida nas Termas. Se pretender colocar como Despesa de Saúde no seu IRS, deverá ter declaração médica para esse fim.

Deverá trazer sempre consigo equipamento para utilização da piscina (fato de banho, chinelos e toucas) e ginásio (equipamento de treino e calçado só para utilização no ginásio).

Para o recebermos com a qualidade e excelência a que habituámos os nossos clientes é muito importante que marque a sua consulta. Se o fizer estará a ajudar-nos a adequar aa escala médica minimizar o tempo de espera e assegurando que a sua consulta será realizada na hora prevista.

Duração

A cura termal tem uma duração média de 2 semanas. No entanto a realização de estadias mais curtas (7 dias) são cada vez mais recorrentes. Embora não seja o ideal, pois poderá não usufruir de todos os benefícios inerentes ao cumprimento do tratamento adequado, as melhorias sentidas com a realização de períodos mais curtos são relatadas como significativas.


Quais são as Contra-indicações do Tratamento Termal

Existem diferentes motivos para não podermos realizar tratamentos termal. Podemos identificar dois grupos de contra-indicações: as absolutas (impedem a realização do tratamento) e as relativas (impedem temporariamente a realização do mesmo).

Assim, consideramos contraindicações absolutas: doenças malignas em evolução (das vias aéreas principalmente), Broncopatias crónicas com: compressão tumoral, corpo estranho brônquico, mucoviscidose; Insuficiência respiratória grave, Doença renal grave ou hepática em evolução, Doença cardíaca grave, Hipertensão arterial e doenças cardio-vasculares descompensadas, outras.

As contra-indicações relativas são: Asma com agravamento recente e não controlada, Asma com dispneia contínua, Infeções em curso, Situações agudas do foro ORL ou Pneumológico ou outras que tenham provocado grave debilidade (iniciar 2-3 meses após o surto), Pós tratamento de neoplasias  (aceita-se que o doente traga informação do médico oncologista assistente) - habitualmente após 5 anos de pós tratamento é considerado seguro, Tratamentos biológicos (o doente deverá trazer informação concreta e autorização do seu médico assistente para realizar tratamento termal)


Consulta

A consulta médica é o primeiro passo para a realização do tratamento termal. Nas Termas da Felgueira uma equipa de médicos hidrologistas asseguram a avaliação clínica em toda a sua estadia. A prescrição do tratamento e a sua adequação em consultas intermédias, poderá ser feito em qualquer altura, sem qualquer custo acrescido. No final do tratamento, a consulta final é um passo importante para a avaliação das melhorias e especialmente para o aconselhamento (cuidados a ter após o tratamento).

NOTA:

O VALOR PAGO PELOS HONORÁRIOS CLÍNICOS ENGLOBA TODAS AS CONSULTAS NECESSÁRIAS AO LONGO DO TRATAMENTO TERMAL, SENDO VÁLIDA POR 3 MESES.



De forma a potenciar todos os benefícios do Tratamento termal é necessário ter alguns cuidados durante e após o tratamento.

Durante o tratamento termal, nas patologias do foro respiratório para a qual tenha sido prescrito a nebulização colectiva, deverá completar o repouso aconselhado (mínimo 40 minutos), sobretudo em dias mais frios.

Recomendamos que faça um período de arrefecimento adequado à normalização da sua temperatura corporal, na sala de descanso, devidamente enxuto e com o roupão seco, e depois use agasalho suficiente à saída. DDeverá cumprir estas orientações ao longo de todo o tratamento e nas semanas seguintes (3 a 4 semanas)Os tratamentos «quentes» dirigidos a problemas reumatismais aconselham idêntico resguardo durante o período de tratamento e nas 2 ou 3 semanas seguintes, especialmente no que respeita a banhos frios.


Documentos importantes a não esquecer:

De Identificação:

Bilhete de Identidade | Passaporte (se não for cidadão de um País que integre a União Europeia) | Número de Identificação Fiscal (NIF) | Cartão de Utente do Serviço Nacional de Saúde | Cartão de outro Sistema de Saúde do qual seja beneficiário

De informação clínica:

Lista de medicamentos em curso | Relatório do Médico assistente ou médico especialista sobre razões de aconselhamento termal | Meios complementares de diagnóstico recentes (análises, RX, TAC e/ou outros)

Horários do Centro Termal:

Para Tratamento Termal:

8h – 13h de 22 de Fevereiro a 31 Agosto e de 1 Novembro a 1 de Dezembro
8h – 13h e 15h-18h nos meses de Setembro e Outubro

Para Serviços de Bem-estar, Estética e Beleza:

9h – 13h e 14h30 – 18h



brandicon

Conheça também



Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e fornecer o melhor serviço possível. Continuando a navegar no site, aceita o seu uso.

Ver mais
Ok